Biópsia de Próstata Transretal

Biópsia de Próstata Transretal

Como é feito este exame?

É um exame realizado por meio de ultrassom onde são retirados “pedacinhos” da próstata que são mandados para exame no microscópio. Primeiramente, será realizado o exame de toque com aplicação de uma anestesia local – Xilocaína – que reduz a sensibilidade e incômodos. É feita em poucos minutos e não prejudica as atividades do paciente Após, será introduzido o aparelho e a guia, ambos protegidos por preservativos, via transretal, para medição da próstata. O paciente deve permanecer imóvel durante os 8 ou 12 disparos. O material coletado é colocado em um frasco para citologia e enviado para o laboratório de análise. Não realizamos com sedação.

Quais os benefícios deste exame?

Através do resultado da biópsia de próstata é possível determinar a existência da doença e o estágio em que se encontra, para se definir a melhor modalidade de tratamento.

Quais os riscos deste exame?

É importante informar que podem ocorrer complicações inerentes ao procedimento como sangramento no sêmen, na urina ou até mesmo nas fezes, durante aproximadamente 1 (um) mês. Atenção: o sangramento em excesso não é normal. Nesse caso, entrar em contato para informar o caso.

O que fazer após o exame (cuidados pós-exame)?

Após o exame o paciente não deve realizar esforço nem pegar peso. Indicações: Tomar 1(um) comprimido de “CIPRO” até o final da cartela, a cada 12 horas. Tomar 2(dois) litros de água, durante os 2 dias seguintes. Fazer alimentação normal. Atividade física: Evitar exercícios extenuantes como Musculação, andar a cavalo, jogar tênis, caminhadas em lugares elevados, durante cinco dias. É permitido caminhadas leves em lugares planos no dia seguinte ao procedimento. Não ter relações sexuais durante 2 dias após o exame.

Atendimento mediante Acompanhante:

No ato atendimento, os pacientes abaixo explicitados deverão estar acompanhados até o fim do atendimento:

  • Pacientes menores de 18 anos (responsável legal);
  • Idosos cujas limitações físicas e/ou mentais exijam cuidados permanentes e/ou especiais;
  • Portadores de deficiências físicas que necessitem de auxílio regular para locomoção;
  • Pacientes internados – acompanhamento médico (do hospital/ambulância)

Documentos necessários

Pedido Médico

Documento válido de identificação com foto, como RG ou CNH.

Carteirinha do Convênio (se for o caso).

Prazo

10 dias úteis.

Preço

Sob consulta.

Unidade de Atendimento

Penha – Necessário Agendamento Prévio
(Encaminhar Pedido Médico para: agendamento@gimidiagnostico.com.br)

Leave a Reply