Exame Genético Alzheimer

Exame Genético Alzheimer

Um exame específico para o diagnóstico de Alzheimer

A Doença de Alzheimer é uma doença degenerativa caracterizada por perda de memória recentedemência e dificuldade na realização de tarefas cotidianas, consequência da morte de neurônios e deterioração das sinapses no cérebro. Não possui cura, mas alguns tratamentos podem retardar sua evolução.

O Alzheimer é uma condição multifatorial, ou seja, existem diversas causas que levam ao seu desenvolvimento, tais como hábitos alimentarestabagismoestilo de vida e, claro, predisposição genética. Como tal, seu diagnóstico acaba sendo obtido através do cruzamento do histórico clínico com o resultado de vários exames.

A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência progressiva, afetando 5-10 % da população acima dos 65 anos. Sua prevalência aumenta exponencialmente com a idade, portanto, atualmente constitui um problema de saúde pública nos países ocidentais.

Classificação e fatores de riscos:  A doença de Alzheimer pode ser classificada de acordo com a idade e o momento de aparição ( antes ou depois dos 55 -60 anos) em precoce ou tardia, ou em função da ausência ou presença de agregação familiar. A forma mais comum é a de início tardio, com ou sem agregação familiar, que ocorre em aproximadamente 90% dos casos. Entre 30-40% dos casos de acometimento tardio apresentam agregação familiar. Alguns dos elementos pode aumentar as probabilidades de desenvolver essa doença, além da idade e do fator genético, são uso de pesticidas, hipertensão arterial entre 40 – 64 anos de idade, níveis elevados de homocisteina, ser fumante, etc.

A análise genética para Alzheimer é uma ferramenta que vem ganhando cada vez mais importância, uma vez que estudos recentes mostram forte ligação de alguns genes com o desenvolvimento da doença. Dentre eles, destacam-se os genes APOEAPP e TREM2.

Para que serve esse exame?  Esse painel é um perfil genético que analisa 5 genes relacionados com o desenvolvimento da doença de Alzheimer, possibilitando o diagnóstico precoce.

Como é feito o exame?

O exame é realizado a partir de coleta de sangue ou saliva.

Caso a coleta seja realizada por sangue, não é necessário realizar jejum ou qualquer preparo para o exame.
Caso a coleta seja realizada por saliva, é necessário jejum absoluto nos 30 minutos que antecedem a coleta. Não é permitido comer, beber, fumar, escovar os dentes, utilizar-se de enxaguante bucal, ou goma de mascar neste período.

Coleta

A coleta pode ser realizada nas nossas unidades mediante agendamento prévio.

Atendimento mediante Acompanhante:

No ato atendimento, os pacientes abaixo explicitados deverão estar acompanhados até o fim do atendimento:

  • Pacientes menores de 18 anos (responsável legal);
  • Idosos cujas limitações físicas e/ou mentais exijam cuidados permanentes e/ou especiais;
  • Portadores de deficiências físicas que necessitem de auxílio regular para locomoção;
  • Pacientes internados – acompanhamento médico (do hospital/ambulância)

Documentos necessários

Pedido Médico

Documento válido de identificação com foto, como RG ou CNH.

Carteirinha do Convênio (se for o caso).

Prazo

25 dias.

Preço

Sob consulta.

Unidade de Atendimento

Penha e Pompéia – Mediante Agendamento Prévio.