Mamografia

Mamografia

O que é?

A mamografia consiste na aquisição de imagem da mama através do uso de raio X, emitido por um equipamento chamado mamógrafo.

Como é feito o exame?

Neste exame a mama é comprimida, visando reduzir a sua espessura, minimizando desta forma qualquer movimento, além de reduzir a radiação. No exame básico são realizadas duas radiografias de cada mama, podendo ser necessário mais incidências complementares.

Este exame deve ser realizado de rotina conforme a orientação do médico assistente.

É muito importante que todas as suas mamografias sejam guardadas e trazidas no próximo exame, pois o estudo comparativo pode mostrar o aparecimento de eventuais alterações ou mesmo evitar a realização de biópsias desnecessárias. Preferencialmente outros exames de mama (ex: ultrassonografia, ressonância magnética e resultados de biópsias prévias) também devem ser trazidos para correlação.

É imprescindível trazer todos os exames anteriores de mama que descrevem a alteração a ser marcada (mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética e resultados de biópsias) – incluindo as imagens, as quais são muito importantes para a correlação.

OBS. O Colégio Brasileiro de Radiologia, a Sociedade Brasileira de Mastologia e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia reiteram a posição de NÃO RECOMENDAR O USO DO PROTETOR DE TIREOIDE EM EXAMES DE MAMOGRAFIA.

 

Preparo

Não passar talco, desodorante ou creme nas regiões da mama e axila.

Trazer exame anterior de Mamografia, se houver. Em caso de Magnificação ou compressão é obrigatório exame anterior de Mamografia.

De preferência, recomenda-se marcar a mamografia do 5º ao 10º dia do ciclo menstrual – contando-se a partir do primeiro dia da menstruação, pois as mamas são menos doloridas nesse intervalo, ou em período determinado pelo médico solicitante.

Atendimento mediante Acompanhante:

No ato atendimento, os pacientes abaixo explicitados deverão estar acompanhados até o fim do atendimento:

  • Pacientes menores de 18 anos (responsável legal);
  • Idosos cujas limitações físicas e/ou mentais exijam cuidados permanentes e/ou especiais;
  • Portadores de deficiências físicas que necessitem de auxílio regular para locomoção;
  • Pacientes internados – acompanhamento médico (do hospital/ambulância)

Documentos necessários

Pedido Médico

Documento válido de identificação com foto, como RG ou CNH.

Prazo

5 dias úteis

Preço

Sob consulta.

Unidade de Atendimento

Penha – Necessário agendamento prévio.