Mamotomia guiado por Ultrassonografia

Mamotomia guiado por Ultrassonografia

O que é?

Esse é um procedimento diagnóstico que pode ser guiado por mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. O Gimi realiza esse procedimento guiado por ultrassonografia. O método retira fragmentos de tecidos mamários por agulha que funciona em associação com um sistema a vácuo. O material coletado é encaminhado para exame anatomopatológico, que verifica a natureza de suas alterações.

É indicada para nódulos sólidos, distorções da arquitetura mamária, nódulos com microcalcificações e quaisquer outras alterações suspeitas detectadas em exames de imagens da mama. Este exame deve ser agendado e somente é realizado na Unidade Penha.

Como é feito?

Após localizar a área da biópsia é realizada anestesia local da região, seguida de uma pequena incisão local e introdução da agulha da mamotomia. A seguir, inicia a retirada dos fragmentos mamários, acionando o referido sistema a vácuo e o mecanismo de corte do instrumental, o que possibilita a retirada de diversas amostras de tecido com uma única introdução da agulha. Após o término da coleta é introduzido um diminuto clipe metálico no local da região biopsiada porque geralmente é retirada toda a lesão. O médico comprime a área do procedimento para diminuir a chance de sangramento. Coloca-se gelo local por cerca de 15 minutos e, em seguida, para confirmar o posicionamento do clipe é realizado uma mamografia. Por fim, para diminuir a chance de sangramento é realizado enfaixamento da mama.  A mamotomia dispensa internação hospitalar e permite a recuperação praticamente imediata da mulher submetida ao procedimento. Não realizamos com sedação.

Atendimento mediante Acompanhante:

No ato atendimento, os pacientes abaixo explicitados deverão estar acompanhados até o fim do atendimento:

  • Pacientes menores de 18 anos (responsável legal);
  • Idosos cujas limitações físicas e/ou mentais exijam cuidados permanentes e/ou especiais;
  • Portadores de deficiências físicas que necessitem de auxílio regular para locomoção;
  • Pacientes internados – acompanhamento médico (do hospital/ambulância)

Documentos necessários

Pedido Médico

Documento válido de identificação com foto, como RG ou CNH.

Carteirinha do Convênio (se for o caso).

Prazo

10 dias úteis.

Preço

Sob consulta.

Unidade de Atendimento

Penha – Necessário Agendamento Prévio
(Encaminhar Pedido Médico para: agendamento@gimidiagnostico.com.br)