ULTRASSOM-3D-4D

ULTRASSOM 3D/4D

Há mais de 20 anos a ultrassonografia vem sendo utilizada na propedêutica obstétrica fazendo parte da assistência ao pré-natal. Nestes anos muitos avanços tecnológicos ocorreram, os mais recentes são a combinação de planos para obtenção de imagens tridimensionais (3D) e em tempo real (4D).

Qual a diferença entre ultrassom 3D e 4D?
A diferença do 3D e do 4D consiste no fato de que o 4D é em tempo real, ou seja, se o bebê se movimentar, abrir a boca etc. podemos ver ao mesmo tempo; por sua vez, no 3D a imagem é estática, ou seja, como uma foto. Geralmente usamos os dois métodos durante o exame. Estas técnicas produzem imagens da superfície fetal de alta qualidade e fidelidade, sendo possível ver o feto como numa fotografia. Além disto, o ultrassom 3D e 4D tem sido cada vez mais utilizado para estudo de algumas malformações, sempre aliado ao estudo em duas dimensões.

Qual é o período de gestação para realização deste exame?

Sugerimos a realização do estudo entre 28 e 32 semanas de gestação para permitir uma boa visão do feto. Entretanto o exame pode ser feito em qualquer fase da gravidez, dependendo, sempre, da quantidade de líquido amniótico e posição fetal que podem auxiliar o exame. É importante trazer os exames anteriores para avaliarmos se está tudo bem. O 3D e 4D não substituem o exame morfológico. A imagem pode ser obtida em qualquer exame (exemplo: Ultrassom Obstétrico simples, Ultrassom Obstétrico com Doppler, Ultrassom Morfológico). Para maiores informações sobre valores dos serviços opcionais e exames, entre em contato com nossa Central de Relacionamento.