Raios-X Histerossalpingografia

Raios-X Histerossalpingografia

Como é feito o exame?

A histerossalpingografia é um exame de raio-X do aparelho reprodutor feminino (útero e tubas). É realizado por meio de uma injeção de contraste através do canal cervical, que desenhará a cavidade do útero e a parte interna das tubas. O objetivo é avaliar a morfologia dos órgãos, permitindo fazer o diagnóstico de lesões internas da cavidade uterina, como as aderências (sinéquias), pólipos ou miomas; ou lesões nas tubas, como as obstruções, dilatações ou lesões.

Este exame deve ser realizado entre o 1° e o 11° dia do ciclo menstrual (contando como o primeiro dia do ciclo o primeiro dia de fluxo menstrual).

Pede-se à paciente que se deite sobre a mesa e flexione os joelhos junto ao peito (posição de litotomia). Então, um espéculo é inserido na vagina e o colo uterino é limpo. Um fluoroscópio é inserido através do colo uterino e o corante é injetado, enchendo o útero e as tubas uterinas (trompas de Falópio). O corante deixa os órgãos genitais mais visíveis aos raios X, que são tirados a fim de se detectar quaisquer anormalidades. Ao proceder-se à injeção do contraste, é normal sentir-se alguns sintomas típicos resultantes da circulação do mesmo no sistema sanguíneo entre eles: sensação de rubor, sabor estranho metálico ou salgado na boca, náuseas e/ ou vômitos, ligeira dor de cabeça. Sintomas: são infrequentes: 1-Alergias – quando o meio de contraste extravasa para os vasos; Infecção – para tal é contra-indicada a realização deste exame em pacientes com infecções e secreções vaginais, uterinas e tubárias; Dor- ocorre em pacientes ansiosas e tensas. O exame dura cerca de 15 minutos.

Avaliação Prévia

Neste exame é realizado uma avaliação prévia que tem por objetivo identificar pacientes alérgicos ou potencialmente alérgicos, que necessitem realizar estudos radiológicos utilizando-se contraste iodado e eventualmente, venham a precisar de preparo e atendimento adequados. Por isso, é importante o preenchimento correto desse questionário.

Riscos do Exame

É possível que ocorra algumas reações ao contraste, principalmente alérgicas. São reações possíveis: náusea, vômito, calor, alteração do paladar, sudorese, leve palidez, dor torácica e abdominal, urticária intensa, hipertensão, hipotensão dentre outras. Na eventualidade de reações mais severas, segundo estatísticas médicas, uma fatalidade (0,02%), sendo que a mais grave delas (morte)  poderá ocorrer numa (0,00066%). Por isso, é importante o preenchimento correto desse questionário.

Há Contraindicações para este exame?

Sim, paciente com infecções na vagina e no colo uterino ou com sensibilidade a substância iodada.

Preparo

PACIENTE NÃO DIABÉTICA

Abstinência sexual de dois dias antes do exame.

Na véspera do exame:

  • 12 horas antes do exame:
  • Tomar 1 comprimido de PREDNISOLONA 20 mg (PRELONE, PREDSIN)

No dia do exame:

  • 02 horas antes do exame, tomar:  1 comprimido de  ALEGRA 60mg – adulto.
  • 1 hora antes e depois do exame: tomar 2 comprimidos  de BUSCOPAN COMPOSTO.
  • Jejum de 4 horas

 

PACIENTE DIABÉTICA

Abstinência sexual de dois dias antes do exame.

Na véspera do exame:

  • 48 horas antes do exame: Suspender  os medicamentos: (GLIFAGE) e/ou (GLUCOFORMIM) caso esteja tomando, sob supervisão do seu médico. Se fizer uso de insulina, deve continuar tomando o medicamento normalmente.

No dia do exame:

  • 02 horas antes do exame, tomar:  1 comprimido de  ALEGRA 60mg – adulto.
  • 1 hora antes e depois do exame: tomar 2 comprimidos de BUSCOPAN COMPOSTO.
  • Jejum de 4 horas
  • Trazer um absorvente.
  • Fazer higiene pessoal.
  • Trazer um absorvente.
  • Fazer higiene pessoal.
  • Comparecer com 1 (um) acompanhante adulto, pois o medicamento Fenergan causa sonolência. Por isso, não dirigir após o exame.

OBS. Exames contrastados devem ser realizados após os demais exames (Coleta, Densitometria e demais exames radiológicos) ou com intervalo de 1 semana.

Quais os cuidados após o exame?

Em razão da injeção do contraste e pinçamento do colo do útero, poderá ocorrer sangramento.  Sugere-se não dirigir após o exame. Abstinência sexual de 1 dia após o exame.

Limite de Peso

O limite de peso para a execução é de 85 kg.

Atendimento mediante Acompanhante:

No ato atendimento, os pacientes abaixo explicitados deverão estar acompanhados até o fim do atendimento:

  • Pacientes menores de 18 anos (responsável legal);
  • Idosos cujas limitações físicas e/ou mentais exijam cuidados permanentes e/ou especiais;
  • Portadores de deficiências físicas que necessitem de auxílio regular para locomoção;
  • Pacientes internados – acompanhamento médico (do hospital/ambulância)

Documentos necessários

Pedido Médico

Documento válido de identificação com foto, como RG ou CNH.

Carteirinha do Convênio (se for o caso).

Prazo

Mesmo dia – Logo após o exame

Preço

Sob consulta.

Unidade de Atendimento

Penha – Mediante agendamento prévio.