Teste de Paternidade

Teste de Paternidade

O Teste de Paternidade é um tipo de teste de DNA cujo objetivo é encontrar a probabilidade de vínculo biológico entre dois indivíduos: Um suposto pai e um suposto filho.

Esta probabilidade é encontrada a partir da comparação entre os marcadores genéticos presentes no DNA de ambos.

O teste de DNA com esse fim é baseado, portanto, na comparação entre as sequências de DNA variáveis do possível filho com o suposto pai.

Para contribuir para a realização desse processo, as sequências de DNA variáveis da mãe podem ser utilizadas a fim de ajudar a identificar os marcadores genéticos que vieram dela – mas não são fundamentais nesse exame.

A partir da comparação entre o filho e do suposto pai, será gerado um índice de probabilidade de vínculo biológico.

Esse índice determinará em porcentagem  – que poderá ser de 0% a 99,99% – a probabilidade do homem submetido ao teste ser o pai do filho ou filha em potencial.

Conheça nossos principais exames

Pai e filho

O teste de DNA entre pai e filho é um dos exames mais requisitados por nossos clientes. Mesmo na ausência da mãe, a paternidade pode ser confirmada com probabilidade superior a 99,99%.

Exames de Parentesco

Quando o suposto pai não pode ser testado, outros parentes do lado paterno como avós e tios podem ser analisados. Entre em contato e explique seu caso para oferecermos o melhor tipo de exame.

Durante a Gravidez

É possível fazer o exame de DNA ainda durante a gestação, após a 11ª semana. A coleta pode ser realizada de maneira não invasiva pelo sangue materno ou através do líquido amniótico.

Dúvidas sobre o Teste de DNA

É necessário receita médica?

Não é necessário receita médica para testes de paternidade ou exames de DNA para vínculo biológico. Basta agendar um dia e horário conosco.

O resultado do teste é 100%?

Todos os testes de paternidade e parentesco chegarão a uma probabilidade de vínculo biológico. Nos exames de paternidade esse resultado pode ser 0, quando o suposto pai não é o pai biológico, ou mais de 99,99%.

Quais documentos são necessários?

Todas as pessoas maiores de 18 anos envolvidas no teste devem apresentar um documento válido de identificação com foto, como RG ou CNH. Já os menores de idade deverão estar acompanhados de um responsável legal e ambos deverão portar seus documentos originais.

Como é feito o exame?

O exame é realizado a partir de amostras de sangue ou saliva do cliente e dos pais biológicos. Caso não haja possibilidade de coleta de um dos genitores, o teste é realizado com a amostra do cliente e do genitor disponível.

Caso a coleta seja realizada por sangue, não é necessário realizar jejum ou qualquer outro preparo para realizar o exame.
Caso a coleta seja realizada por saliva, é necessário jejum absoluto nos 30 minutos que antecedem a coleta.
Para este exame, é necessário coletar amostras, de sangue ou saliva, dos genitores.

A coleta pode ser realizada nas nossas unidades mediante agendamento prévio.

Documentos necessários

Pedido Médico com hipóteses diagnósticas.

Prazo

Até 60 dias corridos.

Preço

Sob consulta.

Unidade de Atendimento

Penha e Pompéia – Mediante Agendamento Prévio.