Tomografia Computadorizada

Tomografia Computadorizada

COMO É FEITO ESTE EXAME

A tomografia é realizada através de imagens obtidas por RX utilizando Radiação Ionizante para se obter imagens de qualquer segmento do corpo. O exame se inicia quando o paciente deita-se na mesa que passara a região a ser estudada pelo aparelho em forma de anel, sendo enviada a energia pelo computador que converte as imagens.

Neste exame, poderá ser utilizado contraste, que é uma substância líquida, segura que será injetada na veia (contraste venoso) durante a realização do exame. Em alguns casos, poderá ocorrer gosto metálico na boca e calorões, que passarão em alguns instantes. Tempo do exame: 20 minutos. Caso tenha algum desses sintomas durante o exame, comunique imediatamente ao médico e/ou operador.

O preparo solicitado para a realização de alguns exames tem por finalidade prevenir possíveis reações ao contraste e melhorar a visualização de lesões ou outras alterações de órgãos ou estruturas.

São reações possíveis: náusea, vômito, calor, alteração do paladar, sudorese, leve palidez, dor torácica e abdominal, urticária intensa, hipertensão, hipotensão dentre outras. Na eventualidade de reações mais severas, cumpre-nos informar a incidência de riscos de tal procedimento é de (0,02%), sendo que a mais grave delas (morte)  poderá ocorrer numa proporção (0,00066%). Por isso, é importante o preenchimento correto do questionário.

Inf. atualizada em 04/03/2020

Unidade de Atendimento

Penha – Mediante agendamento prévio.